sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Momento Filosófico

Fico imaginando o Sol, as estrelas e o Universo. O que mais me impressiona no Universo é que quase nada parece ser o que é realmente.
Um ponto brilhante no céu, por exemplo, para nós pode ser uma estrela, mas, ase pudéssemos chegar perto, pode ser uma nebulosa ou outra galáxia cheia de estrelas!
Então, fico pensando, como as coisas são relativas!
E a luz das estrelas, que viaja por milhões de anos-luz no espaço sem um destino certo (ou será que há um destino certo?)?. Muitas das estrelas que pensamos ver, na verdade não existe mais. Talvez, há muitos anos, ela já tenha deixado de existir e nós ainda vemos seu brilho.
Isso me faz pensar.. suponha o nosso Sol, a estrela mais "próxima" de nós. Quando o Sol, por algum motivo, deixar de existir, não perceberemos de imediato. Demoraríamos cerca de 7 minutos pra sentir a mudança, que é o tempo que a luz do Sol demora para chegar até nós. Suponha agora que, num outro ponto do Universo, muito distante do planeta Terra, exista um outro planeta habitado com vida "humana" (sim, porque dizer que somos os únicos humanos no niverso seria cometer o mesmo erro que nossos antepassados cometeram a décadas atrás, afirmando que apenas no continente europeu haveria vida inteligente). Continuando..
Suponha que os habitantes deste planeta continuarão vendo a luz do Sol por séculos, devido a sua enorme distância do mesmo.
Enquanto para nós o Sol deixaria de existir [e consequentemente a vida na Terra também (ou não, né, nunca se sabe)], para eles o brilho desta esterla continuaria existindo por muitas gerações.
Isso me faz pensar em como uma existência é relativa. Será que a nossa existência também é assim? Quando eu deixsar de existir, será que em outro lugar do espaço e do tempo, minha vida continuará existindo?
Isso me faz pensar em outro ponto: será que uma existência realmente chega ao fim?
Vamos pegar o exemplo dos astros, mais uma vez. E, novamente, a luz do Sol, vagando pelo espaço.
Depois que o Sol "apagar", sua luz continuará percorrendo o espaço até chegar... (?). Onde a luz irá chegar? Se o Universo é infinito, o mais lógico não seria pensar que a luz do Sol (ou de qualquer outro astro) continuaria percorrendo o Universo infinitamente? Isto quer dizer que a existência é infinita, como o Universo?
Bom, às vezes eu fico filósofa assim mesmo, geralmente meus pensamentos filosóficos começam quando eu estou fazendo algum trabalho "automático", como lavar louça (o caso de hoje).
Mas hoje é a primeira vez, que eu me lembre, que eu consegui chegar à alguma coisa realmente relevante. E, o que é mais incrível: passar para o papel sem esquecer o que estava pensando enquanto escrevo. Para mim, isso é realmente incrível!
Bom, posso não ter chegado à nenhuma das respostas, mas cheguei à várias perguntas. E, como diz um autor cujo nome não irei lembrar agora (ou seria um filósofo?), "a vida é movida pelas perguntas, e não pelas respostas". E, se não me engano, isso é filosofia.

3 comentários:

  1. Erm... Cliquei em brochante sem querer, mas logo cliquei em mara também para equilibrar. xD Bem, querida, não a conheço mas foi um ótimo pensamento o seu, um pensamento que vem atravessando as épocas e as mentes mais brilhantes de toda a nossa história. Só corrigindo o sol está a 8 minutos-luz e não a sete, e não há provas de que o universo seja infinito. Se ele teve um início ele terá um fim, mas se sempre existiu, aí sim ele será infinito, ou até faça parte de um ciclo como diz o hinduismo, mas enfim. Acredito que nossa existência é eterna sim. Não como somos ou da forma que somos, mas a nossa matéria que faz parte do ciclo cósmico. Não se esqueça de que como disse um dia Carl Sagan. Somos poeira das estrelas. Saímos delas e pode ser que para um dia a ela voltemos, por exemplo quando o sol tornar-se uma gigante vermelha e engolir toda a matéria da Terra. ^^

    ResponderExcluir
  2. maldita inclusao digital~ XD
    bea brisando lavando louca tensoooooo mas tamo ae com a brisa infinita da bea

    ResponderExcluir
  3. murilo: brigada pelo apoio colega! :D gostei das suas ideias tb, legal discutirmos isso juntos ^^ , vc tem um blog tb? se tiver, passa o link aí ;)

    shin: no coments, ¬ , seu maníaco, QQ

    ResponderExcluir

Oi, queridos! Aqui é seu espaço, podem colocar os pés no sofá.