quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Labirinto


Ela fazia o tipo difícil. Seus motivos eram não só secretos, mas também desconhecidos. Recusava-se a culpar a incompreensão. Recusava-se a sentir autopiedade e, mais ainda, a dizer-se arrependida. Não culpava outros, de qualquer forma. Não culpava ninguém.

Já tinham lhe dito, certa vez, que possuía... Como era mesmo? Um caráter vigarista. E foi com um sorriso que recebeu tal notícia. Sorriso esse cheio de ironia. E a irônica não era ela, não. A ironia era a vida. Sua vida. Como se alguém se divertisse com cada novo acaso tão bem estruturado que sequer parecia improvisado. Bem, pelo menos alguém se divertia.

Ela tampouco se culpava, mas sabia que era a única a não o fazer. Contudo também era a única a se importar. Se ela não se importasse, então quem iria? Ninguém, pois era assim que ela escolhera. Escolhera viver com seu caráter esquisito, seu egoísmo abrangente e seu senso de humor malsucedido.

O que poucos sabiam é que um dia ela cresceu. Cresceu? Sim, mas talvez imaturidade nunca tivesse sido a questão. A questão é que se viu livre no momento em que reconheceu que era seu direito sair em busca. Daquilo tudo que lhe foi tirado e do que não lhe foi apresentado.

Então ela foi e, por muito tempo, se sentiu perdida. Encontrou de tudo, mas não o que procurava. Desencontrou-se. Procurou se perder mais um pouco e qual não foi sua surpresa quanto tornou a se encontrar? O mais engraçado é que sentiu saudades! Sua velha eu que, afinal, de velha não tinha nada. Sua nova eu que, por algum motivo, continuava tão parecida consigo mesma!

Até que parou. Pensou. E percebeu que estava na hora de parar e pensar de verdade. Tomou a distância necessária para ter de todo o resto uma visão privilegiada e assim ficou. O tempo passou. E a quantas descobertas não chegou? Com tudo isto, esperava conquistar a tão clamada paz de espírito, mas o que conseguiu mesmo foi uma alma ainda mais inquieta e curiosa.

E agora, para onde ir? Tudo o que estava ao seu alcance já tinha sido feito. O que estava além também já tinha sido tentado. Saltos no escuro, corridas contra o tempo, caminhadas persistentes. Tudo. Tudo. Mas talvez... não tudo. Oh, claro, porque tudo era impossível! E essa era a graça e o martírio. Sempre haveria uma saída e novos caminhos, como que a desafiá-la a ir se embrenhando cada vez mais no labirinto sem fim. E o que ela achava disto? Bem, ela fazia o tipo difícil. E para este tipo, a última alternativa é apenas mais um caminho a se seguir.

Um comentário:

  1. Sempre em frente, essa é a Tama!!!!^^
    Tamos aí pro que der e vier!

    ResponderExcluir

Oi, queridos! Aqui é seu espaço, podem colocar os pés no sofá.