terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Explodindo a Cozinha #3


Primeiro, galera, vou explicar rapidamente como a tag vai funcionar. É o seguinte: eu sou uma péssima cozinheira. O meu objetivo com essa história toda é tentar aprender a cozinhar direito. E a única forma que eu conheço de se aprender algo é, adivinhem,praticando! Como tenho a plena consciência de que não vai ser de uma hora para outra que vou conseguir fazer uma receita perfeita, pretendo registrar aqui meus erros e acertos, de forma a acompanhar minha evolução. 

Nenhuma das receitas é de minha autoria, então sempre vou colocar o link da receita e do blog onde ela foi postada originalmente. Na verdade, nem postarei a receita aqui no Pixelexia, porque não é esse o objetivo. O que vou postar é o registro da minha tentativa de fazer a receita, em fotos, gifs ou, talvez um dia, em vídeo! E no final do post vão ter mais algumas coisinhas, muah-huah. Vamos à receita? 

Receita de hoje: 
Bolo Arco-Íris
(com bônus!)
Que peguei no blog Niina Secrets


* Importante: Se você for muito nova(o), não faça isso sem a presença de um adulto. Um adulto responsável, vale ressaltar.

Ingredientes:
Dessa vez fiz a receita na medida certa, porém, por causa de alguns acidentes de percurso, tive que improvisar um pouco. Pois é, esse vai ser um Explodindo a Cozinha cheio de altas emoções!

Untando a assadeira:

Adicionando leite à massa pronta:
 +  
Aqui eu fiz uma pequena confusão. Acontece que na receita dizia "3/4" de xícara de leite. Só que uma amiga tinha me aconselhado a colocar mais leite do que o sugerido, pois essas massas de bolo prontas, segundo ela, costumam ficar um pouco duras. Bom, então eu resolvi colocar uma xícara inteira, em vez de 3/4. Só que eu esqueci de levar em consideração que a xícara que eu tenho em casa é do tamanho de uma tigela. É, pois é, mas vamos em frente! 

Colocando os 3 ovos:

Colocando a manteiga:

Depois de tudo misturado!
Não sei se dá para ver, mas ficou bem líquido, por causa da adição exagerada de leite. Eu esqueci de fotografar esse passo (até porque eu estava um pouco levemente irritada), mas para "consertar", eu adicionei um monte de farinha de trigo. Como eu não tinha certeza do que exatamente tinha na massa pronta, eu também coloquei mais fermento (não sei dizer a quantidade porque, de novo, fiquei com preguiça de usar uma colher e foi a força da gravidade quem decidiu). Sim, eu sei, eu também tive certeza de que nada daria certo a partir daqui, mas vamos lá!

Separando a massa em 6 potinhos:

Corando a massa separadamente. Parte mais divertida ever!!!

 Ficou assim! 

Só tive um pequeno probleminha...
Como não tinha mais potinhos, eu usei essa petisqueira para separar a massa. Só que, quando chegou na hora de despejar a massa separadamente na assadeira, eu percebi que o "separadamente" não ia rolar. 
#como proceder?

Mas aí, eu finalmente lembrei da existência da colher e tudo deu certo!!! 

Ou quase, como você pode perceber pelos respingos do amarelo.

 É, eu não sou exatamente a pessoa com a mira mais acurada do mundo:

Que seja, depois de 35 minutos assando, aí está!

Eu estava morrendo de curiosidade para ver se a borda tinha queimado, então não aguentei esperar esfriar naturalmente para desenformar:
Tá, não vou comentar essa parte ASHUASHU

Não ficou queimado!!  

Cortei para poder virar do lado normal sem quebrar. 
Não adiantou muito, mas tudo bem. Minha intenção era cortar em vários pedacinhos para facilitar na hora de comer.

Nutella de cobertura:

Confeitos coloridos:

TCHA-RÃM! 
Hihihi, esse efeito colorido é tão legal!

Agora, vamos às avaliações!
(dessa vez, várias pessoas experimentaram minha receita!)

Critério de avaliação: 
0 = não consegui terminar a receita
1 = terminei, mas ficou "incomestível"
2 = dá para comer, mas ficou ruim
3 = não ficou ruim, mas também não ficou bom
4 = até que ficou bom
5 =  nossa, ficou muito bom!
6 = ficou muito bom e bonito!

Nota: 4,5 ( ̄▽ ̄)ノ

Onde foi que eu errei?
1) Coloquei leite demais, pois esqueci de considerar que a caneca que eu tenho é muito maior que uma caneca normal e, por isso, não serviria como unidade de medida.
2) Para compensar o excesso de leite, coloquei mais farinha de trigo e fermento a olho (tá, eu literalmente peguei o pacote e virei). Nota bloggal: lembrar de um instrumento muito útil chamado colher!
3) Na hora de separar a massa em potinhos para corar, usei uma petisqueira com 3 buracos. Não foi uma escolha muito esperta porque dificultou na hora de despejar as massas coloridas separadamente. 

Considerações finais:
Juro, é a primeira vez na vida que eu faço um bolo que não fica duro! E ficou gostoso! Digo, eu achei que ficou um pouco doce demais, mas as pessoas que provaram (meus colegas de estágio) elogiaram tão enfaticamente que eu fui obrigada a me forçar a acreditar que estava pelo menos algo entre as nota 4 e 5!
Eu fiquei com medo de fazer uma cobertura horrível e estragar o bolo (poxa, fiz um bolo de 6 cores, já é demais por uma noite, haha), por isso usei Nutella mesmo e acho que foi por isso que o pessoal gostou tanto, para falar a verdade. O bolo em si ficou bonito, o esquema das cores deu certo, mas a cobertura, apesar de gostosa, ficou terrivelmente feia (eu achei, pelo menos). Então, acabou que, entre erros e acertos, ficou gostoso e um pouco bonito! 
Preciso dizer que fiquei muito feliz, pois é a segunda vez que tento fazer esse bolo e, na primeira, ano passado, ficou mesmo muito ruim, acreditem. 
Frase de auto-ajuda piegas do dia? Nunca desistam de tentar só porque a primeira tentativa não deu certo! Admito, eu amo frases de auto-ajuda piegas.

AH, É! O BÔNUS!


Como fiquei a noite inteira fazendo bolo, fiz miojo para o jantar. E como não tinha nenhum adulto responsável em casa para tirar os corantes do meu alcance, acabei fazendo essa arte cor-de-rosa, hihi. Vou tentar fazer um arroz azul da próxima vez! 

É isso, galera! Espero que tenham gostado! Ah! Se vocês quiserem sugerir alguma receita para eu tentar fazer nos próximos Explodindo a Cozinha, por favor, façam isso! Tchau!

10 comentários:

  1. Alguém que não tem gastrite5 de fevereiro de 2013 20:10

    NOSSA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    PAUSA
    PRA
    MORRER
    COM
    UMA
    DAS
    MELHORES
    GIFS
    EVER!!

    "Pois é, esse vai ser um Explodindo a Cozinha cheio de altas emoções!"

    *pega pipoca*

    As fotos estão melhores.

    "Só que eu esqueci"

    Já tá virando um clássico do Explodindo a Cozinha esse começo de frase.

    "até porque eu estava um pouco levemente irritada"

    Você não é estressada, claro e_e

    "mas para "consertar", eu adicionei um monte de farinha de trigo"

    -.-

    "Como eu não tinha certeza do que exatamente tinha na massa pronta"

    -.-''''''''''''

    "foi a força da gravidade quem decidiu"

    EU RI KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    "Corando a massa separadamente. Parte mais divertida ever!!!"

    +1 De ver as fotos too, muito bonito!

    "#como proceder?

    Mas aí, eu finalmente lembrei da existência da colher e tudo deu certo!!! "

    Dava pra tampar dois deles enquanto desejava um (com uma tábua de madeira dessas de cortar carne)

    MORRI COM A FOTO DO VENTILADOR! Já sabia, mas ver a foto é outra coisa KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Bonito o bolo *-* Parabéns, Triz /o/

    Euri do emoticon do lado da nota.

    "eu achei que ficou um pouco doce demais"

    cof cof en cof cof jo cof cof a cof cof da cof cof cof cof *morre engasgado por causa da gastrite, refluxo e esofagite crônica*

    "elogiaram tão enfaticamente"

    Eu realmente acredito que esteja excelente, mas falsidade existe, e quanto mais enfática uma resposta é, mais falsa ela também é. No geral, naturalmente.

    Sim, a cobertura ficou meio fail, mas não feia.

    "Como fiquei a noite inteira fazendo bolo, fiz miojo para o jantar. E como não tinha nenhum adulto responsável em casa para tirar os corantes do meu alcance, acabei fazendo essa arte cor-de-rosa, hihi. Vou tentar fazer um arroz azul da próxima vez! "

    QUE
    IDIOTA! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK SE INTERNA GAROTA, SEM BRINCADEIRA!!

    "Se vocês quiserem sugerir alguma receita para eu tentar fazer nos próximos Explodindo a Cozinha, por favor, façam isso"

    Não.

    ResponderExcluir
  2. HAUSHUASHAUSHUAHUSAHUAHSUASHUAHSHSAUHSHASHUASHUSAHUASHUASHUASHUASHUASHUASHUASHUASHUASHUHASUHASUAS só digo isso, André

    ResponderExcluir
  3. Adorei o bolo, fica lindo, mas já tinha visto por aí na internet. Agora, esse miojo cor-de-rosa é inééédito! adorei!

    ResponderExcluir
  4. Adorei o bolo, fica lindo, mas já tinha visto por aí na internet. Agora, esse miojo cor-de-rosa é inééédito! adorei!

    ResponderExcluir
  5. Gente, me empolguei tanto com o miojo que enviei o comentário duas vezes kkkk

    ResponderExcluir
  6. AHSUHSAUHSAUHSUHAUS obrigada, Mari!

    ResponderExcluir
  7. EU TO TE DEVENDO A RECEITA DA MINHA SOBREMESA PREEEEEEEEEESTIGIO! E eu tenho que tentar fazer esse bolo de novo, meu primeiro ficou praticamente só verde e azul.
    E eu achei o seu primeiro mais bonitinho.
    P.S. fiquei com vontade de comer miojo.

    ResponderExcluir
  8. Blé, nããoo, odeio doces com coco Ç_Ç

    Também achei, Luuh! Esse ficou desmontado ASHUASHU mas ficou bem mais gostoso que o outro. Coma miojo! ò.ó/

    ResponderExcluir
  9. Simplesmente babei nesse bolo D: ainda compro o corante e faço uma baguncinha aqui na cozinha, só pra ter um bolinho todo colorido hahah o miojorosa foi o melhor <3

    Beijos,
    perucaloira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Oi, queridos! Aqui é seu espaço, podem colocar os pés no sofá.