domingo, 18 de novembro de 2012

Colega de Quarto


Escrevi um texto um pouco diferente, desta vez. Além de ser em formato de carta, falo sobre dor.
*OBS: Ninguém precisa ficar preocupado comigo, ok? Nem tudo o que escrevo é 100% real. Essa é a parte legal sobre escrever.


                Cara colega de quarto,

                É estranho escrever esta carta, uma vez que são poucas as vezes em que você dirigiu a palavra a mim. Talvez esteja na hora de adicionarmos o item “troca de palavras” à nossa relação, por isto estou escrevendo. Eu não conheço muito sobre dor, mas sei muito sobre impotência diante da dor alheia. Tenho certeza de que você não imagina o quanto sofro e não a culpo.  A última coisa que desejo é acrescentar mais dor à sua existência, pois isto significaria tornar a minha ainda mais inútil. Eu só queria que você soubesse que eu me importo. Além disso, sei que parte do seu sofrimento é minha culpa.

                Apesar de você sempre se apresentar sorrindo diante de mim e de todas as pessoas, posso ouvir você chorando, de madrugada. Mesmo achando que está sozinha, você tenta abafar seus soluços no travesseiro. Por que faz isso? Não estou perguntando o motivo de suas lágrimas, mas o por quê de você não se permitir deixa-las transparecer. Ninguém é obrigado a ser feliz, sabia? E muito menos a simular uma felicidade que não sente. Não estou dizendo para você chorar o tempo todo. Estou dizendo – e isto já é estranho por si só – que o primeiro passo para se livrar de um problema é parar de fingir que ele não existe.

                Você não faz ideia do quanto dói quando você me olha daquele jeito intenso, buscando um mínimo de aprovação. Dói porque você busca em mim o que não pode dar a si mesma. E eu, assim como todas as outras pessoas, também não posso. Não posso aprovar que você dependa de outra pessoa que não você para se sentir aceita. O que os outros pensam é tão importante assim, a ponto de você não conseguir se sentir confortável na própria existência?

                Outro dia ouvi você vomitando no banheiro. O estranho é que você parecia bem antes de entrar lá, ajeitando seus cabelos ao passar por mim. Acho que é por isto que tenho a sensação de que você está sempre doente, apesar de já ter te visto comer de tudo. Sabe qual o meu maior medo? Que você esteja ficando doente por dentro também. Imagino que você não tenha por hábito olhar para dentro de si, uma vez que encarar a própria aparência já é difícil. É aí que entra a minha parcela de culpa. Se eu pudesse te mostrar todas as suas qualidades, e apenas elas, eu o faria. Mas não acho que iria adiantar, uma vez que os defeitos que você enxerga estão dentro da sua cabeça.

                E é por isto que escrevo esta carta. Porque sou inútil se você não pode me ver como um aliado. Na verdade, quando você me olha, tenho a sensação de que está olhando para seu pior inimigo.

                Com amor, seu colega de quarto,
o espelho.

13 comentários:

  1. Que liiiindo!! Amo os seus textos, flor! O final foi perfeito, amei demais!
    Entendo o que é isso.. eu ainda coloco "esse é um texto fictício" nos posts e mesmo assim tem gente que aparece preocupada e tals, haha.
    Sabe como é, né? O poeta é um fingidor, e finge tão completamente que chega a fingir que é dor a dor que deveras sente. ;)
    Beijinhos!

    Am
    http://www.vinteepoucos.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Obrigada mais uma vez, Am! Sim sim! É claro que tudo tem um pouquinho de verdade, mas a beleza é saber apreciar as palavras *-*

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que texto legal *-*
    Continue escrevendo muito, você tem um talento inigualável!
    Beijões!

    Lyn
    http://alittleinsomniac.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Poxa, obrigada Lyn! Fico muito feliz ao ler comentários em posts de meus textos, obrigada ^^

    ResponderExcluir
  5. Garota, você tem um talento nato. É sério. Eu já me declarei como apaixonada pela sua sutileza em derramar informações pelas linhas do texto. Achei sensacional. Infelizmente, acabamos sendo obrigados a ser felizes sim. Pode parecer estranho dizer isso, mas demonstrar felicidade passou a ser sinônimo de força. Não importa como estamos nos sentindo por dentro. Temos que nos "demonstrar" impecáveis no lado de fora. Física e emocionalmente, e acho que foi isso que pegou sua personagem.

    ResponderExcluir
  6. Sério, eu já falei que você escreve muito bem? Bem, se não, está dito. Adorei esse texto, acho que todos, mesmo que em parte, se sentem (ou já se sentiram) assim. Se olhar no espelho e enxergar apenas defeitos.

    lovelyblogcarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Mari, seus comentários sempre me deixam emocionada! Às vezes, me pego pensando se sou realmente merecedora deles. Obrigada por toda a força e motivação que vc me transmite! ^^ O pior é que é verdade mesmo. Essa é uma das partes "reais" do texto, no que diz respeito aos meus sentimentos. Sempre fui considerada muito forte por sorrir e ser otimista, independentemente dos problemas. Mas a verdade é que, para isso, tenho que reprimir algumas coisas. O lado bom é que, desta forma, achei minha maneira de me expressar: escrevendo!

    Obrigada, Carol, mesmo! Sim, com tantos modelos de vida/corpo/atitude perfeitas pregados por aí, é difícil não se deixar contaminar pela insegurança.

    ResponderExcluir
  8. Pois é, o espelho não faz nada além de nos mostrar a realidade, agora se esta é triste ou não, depende apenas do conceito que se usa para avaliá-la. Quando nos decepcionamos, quando nossa autoestima cai dentro de um bueiro, acabamos infelizmente evidenciando no reflexo apenas aquilo que não gostamos. É complicado lidar com o fato de que o nosso psicológico influencie tanto na visão que temos das coisas, sendo capaz de transformar os espelhos planos de um quarto, em abominações convexas e onduladas da realidade.

    Gostei bastante do seu texto!
    Beijinhos :)

    Da uma lidinha na minha história? *p* Se puder ler todos os dias, agradeço. rs
    http://vitoriaeseudiario.blogspot.com.br/2012_11_18_archive.html

    ResponderExcluir
  9. Isso é verdade, Vitoria. O pior é que não só nosso psicológico interfere na maneira como enxergamos a realidade, como a realidade distorcida de outras pessoas também interfere no nosso psicológico. As coisas não podem ser simples, afinal. :P

    ResponderExcluir
  10. Garota que texto lindo...A forma como você usou as palavras me deixou pasma.Eu jurava durante toda a leitura do texto que era alguém dizendo tudo aquilo...e no fim era só o espelho! mais quem melhor que ele conhece nossos momentos de fraquesa? afinal é a ele que recoremos quando queremos ser mais forte e acabamos desabando.En fim muito, mais muito lindo!
    http://www.em-momentos-assim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Muito obrigada, Ellen! Pois é, muitas vezes achamos saber tanto sobre outras pessoas ou sobre o que elas pensam a nosso respeito, que esquecemos de nos conhecer de verdade. Obrigada de novo! *-*

    ResponderExcluir
  12. QUE LINDOOOOOOOOOOOO!

    Corra agora já e procure uma editora menina, você nasceu pra isso!

    ResponderExcluir
  13. HAUSHUASHAUHSUAS Aah, obrigada mesmo, Jessica! Eu queria mesmo ser publicada, mas meu primeiro livro será de ficção *-* Mas só o ânimo q vcs me dão já me fazem sentir o gostinho de ser escritora :D

    ResponderExcluir

Oi, queridos! Aqui é seu espaço, podem colocar os pés no sofá.