segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

O que aprendi em 2013


Dear Princess Celestia,

Isso poderia ser um longo texto reflexivo, mas não vai ser. Bom, provavelmente vai ser longo e vai ser reflexivo, mas não vai ser bem um texto porque estou com preguiça e vou fazer em tópicos. Você entendeu. Resolvi fazer isso no lugar de retrospectiva porque achei mais fácil, mas talvez faça uma mini retrospectiva. Talvez no final desse post mesmo. Ou durante, quem sabe. Bom, vamos lá:

1) Dizer mais "sim" aka fazer menos cu doce. Ser um pouquinho (ou bastante) impulsiva pode trazer coisas bem boas, inclusive novos amigos e experiências que te enriquecerão para o resto da vida. Em 2013, especialmente no primeiro semestre, contornei bem a preguiça social aceitando convites para sair, mesmo para programas aos quais não estava habituada. Isso me rendeu situações engraçadíssimas, jogos de bêbado, a descoberta de que sou boa em um "esporte" chamado betcha e novos amigos. Em junho, especialmente, acho que tomei a decisão mais impulsiva da minha vida, que foi participar de um congresso estudantil de esquerda em JUIZ DE FORA! Três dias antes! Esse evento considero facilmente um dos mais importantes da minha vida, pois depois disso desencadeou-se uma série de acontecimentos um tanto curiosos que coincidiram com as grandes manifestações por todo o país. Esses quatro dias foram especiais, de fato. Por todas as pessoas que conheci, pelas conversas e reflexões que tive e, sobretudo, por tudo o que aprendi, sobre o mundo e sobre mim mesma. 

2) Não deixar o medo de falhar e a insegurança me cegarem. Essa, lamento dizer, foi uma lição que aprendi justamente por ter deixado acontecer. Ou que espero ter aprendido. Depois dessa minha "grande epifania de junho", fiquei motivada como nunca antes e toda essa energia abriu portas para mim, me conectando com possibilidades que sempre desejei (algumas que nunca sequer havia imaginado!). Só que talvez tenha me precipitado demais e acabei caindo no velho erro de "tentar abraçar o mundo". Então, como que não acreditando em tantos novos caminhos se abrindo diante de mim, acabei sendo tomada pela dúvida e, em vez de seguir em frente, me distanciei de tudo o que me tirava da zona de conforto. Só que, uma vez tendo experimentado toda aquela certeza de que tudo seria diferente, caí numa desilusão um tanto quanto patética.

3) Ser mais corajosa e me permitir dizer o que penso. Isso venho aprendendo e exercitando desde 2010, na verdade. Apesar de todas as minhas decepções e inseguranças ao longo desta faculdade, se tem uma coisa que venho aprimorando em mim mesma é a capacidade de entender e transmitir minha opinião. Saber que, independente das injustiças ou desconfortos que eu venha a presenciar/passar, sempre vou poder me posicionar e intervir, me traz uma sensação de liberdade muito boa, diminui um pouco aquela velha sensação de impotência de que sempre me queixo. Mas vale ressaltar que essas "intervenções" sempre desencadeiam uma boa dose de adrenalina.

4) Diminuir o peso que atribuo à opinião alheia sobre as minhas escolhas. Isso poderia entrar como um subtópico de "ser mais corajosa". Confesso que ainda tenho muito o que aprender nesse quesito. É provável que algumas pessoas já me considerem corajosa ou mesmo indiferente à pressão social, mas se alguma vez pareci assim é justamente porque me esforço para não sucumbir ao que tanto me incomoda, que é essa minha insegurança com a "opinião do outro". Desde criança, imaginar o que todas as pessoas do mundo estariam pensando ao meu respeito, sempre me trouxe grande ansiedade. Aos poucos fui entendendo que "todas as pessoas do mundo" estão tão preocupadas com suas próprias inseguranças que não tem tempo de "pensar ao meu respeito". E se resolvem reservar um tempinho para formular qualquer coisa que seja sobre mim, o que eu faço ou deixo de fazer vai ter menos influência sobre o veredicto do que as convicções e preconceitos da própria pessoa. Ou seja, "o lema é não passar vontade".

5) Não confiar cegamente em ninguém. E não confiar, no sentido geral, na maioria das pessoas. Não é arrogância ou maldade. É conhecer as limitações do ser humano (incluindo essa que vos escreve). Muitas vezes o erro está em mim mesma, em acreditar que outra pessoa tem a capacidade de enxergar a mim e às minhas necessidades como eu mesma enxergo. E, a partir daí, colocar sobre ombros alheios um fardo maior do que poderiam carregar é um pulo. É bom e saudável guardar alguns segredos só para mim. É bom e saudável acreditar que, alguns assuntos, só cabem a mim resolver comigo mesma e, sobretudo, que sou capaz de resolve-los. E também vale lembrar que não se deve confiar em todo mundo porque algumas pessoas são realmente mal-intencionadas. 

6) Não perder tempo. Ok, essa entra mais como ~Meta para 2014~ do que ~O que aprendi em 2013~. Só sei que em 2013 perdi muito tempo. Por indecisão, medo, insegurança, culpa, falta de planejamento, desilusão, etc. 2013 foi um ano intenso, no sentido bom e ruim. Infelizmente, passei metade dele me deixando levar por toda a sorte de sensações negativas e nutrindo pensamentos de culpa, achando que dessa forma iria resolver alguma coisa. Achei que estava sendo realista, mas era só pessimismo. 

Acho que foi mais ou menos isso mesmo. Para 2014, bom, não sei se quero chamar de "metas", então vou chamar de "desejos para 2014": 

- Mais liberdade. De escolha, de pensamento, de atitude. Quero me sentir menos impotente, mais no controle da minha própria vida.

- Mais otimismo. Mais fé em mim mesma e na minha capacidade. Não sei por que duvido tanto de mim mesma, uma vez que tenho provas suficientes de que meus esforços trazem bons frutos.

- Mais coragem, menos medo. De errar, de fazer o que gosto, de sair da minha zona de conforto.

- Perder menos tempo. Mais planejamento, mais segurança. Mais esforço direcionado e mais resultados. 

- Mais produtividade. Sobretudo acadêmica, mas também intelectual e pessoal. Passei 2013 me sentindo inútil e não vendo muita esperança nos meus dias. Quero terminar o maior número possível de dias de 2014 com uma sensação de dever cumprido. Ou, pelo menos, "em vias de".

Sim, é isso mesmo. Um feliz 2014 para nós.

6 comentários:

  1. Oi!
    Suas reflexões foram ótimas e, opinando pela visão de um expectador, acredito que você conquistou muitas coisas importantes esse ano, principalmente no que diz respeito a maturidade.

    Eu me identifiquei especialmente com os tópicos 4 e 6, passei por eles também, tim-tim por tim-tim e o engraçado é que enquanto lia e pensava a respeito desses tópicos, logo em seguida vinha escrito exatamente as coisas que estava pensando antes, haha.

    Se houveram erros o importante é que você os reconhece e tem a intenção genuína de modificá-los para a sua aprendizagem. Já é metade do caminho, o resto é prática.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Nina! Você parece ser muito madura, obrigada pelo seu comentário! Só agora resolvi acordar pros aprendizados dos erros, se tivesse feito isso antes não teria passado tanto tempo chorando pelos cantos ashuashuas

      Excluir
  2. "Isso poderia ser um longo texto reflexivo, mas não vai ser. Bom, provavelmente vai ser longo e vai ser reflexivo, mas não vai ser bem um texto porque estou com preguiça e vou fazer em tópicos. "

    Não deixa de ser um texto. Nova meta pra 2014: conhecer outros gêneros textuais e__e

    "Não confiar cegamente em ninguém."

    Confie cegamente na Princess Celestia RUM

    Bem, eu não acompanhei tanto da sua vida em 2013. Mesmo sua epifania política e social (e econômica? o.õ) eu acompanhei bem superficialmente. Ainda assim, é fato que você amadureceu bastante esses pensamentos que você sempre teve (e por sempre, quero dizer desde que nos conhecemos, óbvio), mas nunca bem organizados. Isso só de ler seu blog é notável. Mesmo conversando com você, a conversa flui bem mais pra diferentes assuntos, não só o universo de fanfics e livros de ficção que até 2012 era basicamente o assunto principal de nossas conversas e hoje é só mais um tópico.

    Um feliz 2014 wee E pra mim 2013 só acaba mesmo com os resultados do vestibular porque pra mim a rotina será a mesma até fevereiro KKKKKKK Só a partir daí saberei como será tudo na minha rotina em 2014 KKKK

    Enfim, até!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu tinha uma vaga lembrança de que era sim um gênero textual, mas fiquei com preguiça de achar uma forma melhor de expressar minha preguiça

      Jamais, Princess Celestia bicho mais troll ever. Tão troll que me fez ressuscitar essa palavra há muito falecida e

      Que medo da perspectiva de ter pessoas "acompanhando" minha vida, não por me sentir na obra do George Orwell, mas por me sentir uma novela pq tenho certeza q minha vida seria mais uma novela das sete da record do que outra coisa. Se é que tem novela das sete na record.

      Sim, sim, também fico feliz por isso!

      Obrigada, Andy, pra vc também!! Muito boa sorte com a última fase dos vestibulares, vc sabe q to torcendo muito!!

      Até!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Sério, Luane? Que bom! Significa que seu ano de 2013 também teve muitos aprendizados :D

      Excluir

Oi, queridos! Aqui é seu espaço, podem colocar os pés no sofá.