sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Meus Jogos Nostálgicos Preferidos


Quando era criança minha rotina consistia em, basicamente: ler gibi da Mônica, assistir desenho animado e jogar videogame. Eu comecei apenas assistindo minha mãe e meu primo jogarem, até que aprendi. Minha mãe conta que eu era muito desatenta, de não conseguir copiar as lições da escola, e só melhorei depois que comecei a jogar videogame e ler. E eu acho que é verdade, se não fossem essas duas coisas mais as aulas de música talvez estaria tomando ritalina agora, vai saber. Fazia muito tempo que eu não jogava, até que minha mãe encontrou uma fita antiga de The Legend of Zelda para Super Nintendo e me deu vontade de fazer essa lista de nossos jogos preferidos!

 1. Super Mario RPG - Legend of The Seven Stars (SNES)
✧1996✧


Esse foi um dos primeiros jogos que jogamos juntas (eu e minha mãe) e "zeramos" (ainda se usa esse termo?). Até hoje é meu preferido. Nunca gostei muito dos outros formatos de Mario, mas esse segue uma linha RPG só que com uns gráficos bem mais bonitos do que os RPGs dessa época. O objetivo não é derrotar o Bowser ou salvar a Peach. Na verdade, você luta ao lado deles, além dos personagens Marllow e Geno. Esse formato de jogo é um de meus preferidos.

2. Tetris Attack (SNES)
✧1996✧


Esse é até hoje o jogo preferido da minha mãe. Eu até achava que ninguém mais o conhecia, mas na faculdade descobri um amigo que é viciado e ele me contou que existem altas competições disso até hoje! Ele é diferente do Tetris convencional. Primeiro que as pedrinhas não caem de cima, mas vão sendo adicionadas de baixo para cima. E cada vez que você faz combos (destrói vários blocos seguidos), você envia um tijolo para seu adversário, esmagando-o. Sou muito boa nesse, diga-se de passagem #videogameostentação.

3. The Legend of Zelda - A Link to The Past (SNES)
✧1991✧


Esse é o que estamos jogando atualmente. Também é estilo RPG e o que eu mais gosto nele é que estimula bastante o raciocínio. Também adoro poder explorar o mundo, coletar itens, cumprir missões, etc. Dos aqui listados é mais antigo e, na minha opinião, o mais difícil.

4. Banjo - Kazooie (Nintendo 64)
✧1998✧

 Fico bastante em dúvida se Super Mario RPG é meu jogo preferido ou se esse daqui. Acho que esse foi o primeiro jogo em estilo plataforma que jogamos, por isso foi tão marcante. A história é hilária também. Você é um urso, Banjo, que carrega uma ave em sua mochila, Kazooie. Vocês tem que sair pelo mundo coletando peças de quebra-cabeça para salvar a irmã de Banjo, Tooty, sequestrada pela bruxa Gruntilda. Vocês contam com a ajuda do shamã esqueleto Mumbo Jumbo, da topeira Bottles e de Brentilda, irmã da bruxa que leu seu diário e por isso sabe tudo sobre ela. Uma das minhas partes preferidas (e que mais nos fez passar raiva, pois na época nenhuma de nós duas sabia inglês) é o jogo de perguntas e respostas sobre o próprio jogo (com todo o estilo ~ show do milhão~) que você tem que responder antes de finalmente enfrentar a bruxa.

5. Banjo - Tooie (Nintendo 64)
✧2000✧


Banjo-Tooie é a continuação direta de Banjo-Kazooie (sendo "Tooie" uma junção de "Kazooie" com "two") cujo principal diferencial é poder jogar com Banjo e Kazooie separadamente quando necessário. No último jogo Gruntilda havia sido derrotada e presa debaixo de uma pedra. Dois anos depois, suas irmãs bruxas aparecem para salva-la em uma furadeira gigante (é). Depois de tacar fogo na casa de Banjo enquanto ele jogava poker com seus amigos, as bruxas fogem para sugar a energia vital do mundo e transferir para sua irmã, Gruntilda, que agora está só pele e osso. O mais legal é que tem várias piadinhas "internas" ao longo do jogo, referências ao jogo 1 e participação de personagens antigos. Gosto de jogos assim, que fazem a gente se sentir íntimos dos criadores.

6. Donkey Kong 64 (Nintendo 64)
✧1999✧


Com certeza meu jogo preferido do Donkey Kong. Tem um estilo bem parecido com o de Banjo-Kazooie, só que você joga com 5 personagens. Aliás, ter que alternar entre os personagens é a minha coisa preferida nesse jogo. Cada personagem tem sua personalidade, ataques especiais, armas, missões e cores específicas. A história é super engraçada, também. King K. Rool (aquele crocodilo) decide destruir as ilhas do Donkey Kong com seu super laser para que ninguém mais pudesse possui-las. Mas devido problemas técnicos, ele não consegue fazer o laser funcionar e sua embarcação ainda fica enguiçada na frente da ilha. Para ganhar algum tempo, ele captura os amigos do Donkey Kong (que você precisa ir resgatando ao longo do jogo) e rouba seu estoque de bananas. Assim como em Banjo-Kazooie, é bem original a forma como você enfrenta o chefe final (King K. Rool). Sem falar que a fita é amarela, a única fita de cor diferente que eu tenho.  

7. Pokémon Snap (Nintendo 64)
✧1999✧


Desse minha mãe não gostava e eu demorei um tempo para pegar firme nele e "zerar", mas depois que você pega o jeito fica super legal. Você, basicamente, tem que passear pelos cenários e tirar foto dos pokémons para o Professor Carvalho. A única coisa que eu detestava era não poder passear pelos cenários livremente e ter de seguir a rota do carrinho. Fora isso era bem legal porque mostrava os pokémons em seu "estado selvagem" e habitats naturais e não adestrados como monstrinhos de rinha. E não se restringe só a tirar fotos, você pode interagir também, tocando uma flauta mágica, tacando comida para atrair os pokémons ou bombas para provocá-los, etc. Era muito massa pegar os pokémons fazendo coisas ~inusitadas~.

8. The Sims 1 (PC)
 ✧2002✧


Porque né, quem nunca? Nossa, eu era absolutamente viciada nesse jogo. Sério. Eu não podia joga-lo o tempo todo, pois não rodava no meu computador, então eu só jogava quando ia no meu primo. E eu ia lá pra jogar, hahaha. Depois também joguei o 2 e o 3, mas nunca joguei tanto quanto a versão 1. Não tenho mais paciência para ficar horas montando as famílias, decorando as casinhas, fazendo todo mundo ser bem sucedido na vida, etc, apesar das novas versões serem mais dinâmicas.

É isso aí, quais são os seus jogos preferidos da infância? 
Bye

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, queridos! Aqui é seu espaço, podem colocar os pés no sofá.