domingo, 21 de outubro de 2012

O Fantasma do Banheiro - Parte I


     Hoje resolvi postar algo diferente aqui no blog. É um conto que eu escrevi. Como estamos no mês de outubro, achei bem halloweenístico postar isto agora. Vou postar em várias partes, pois é meio grandinho, mas tenho para mim que não é nada entediante. Espero que gostem! 

O FANTASMA DO BANHEIRO

            “Oh-Oh, hora da saída estratégica.” Era o que se passava na cabeça do professor Orlando enquanto subia a passos apressados as escadarias da escola. “Tenho coisas muito mais importantes com o que me preocupar do que organização de festinhas bregas de escola, não tenho?” Virou rapidamente o corredor, emparelhando as costas com a parede de cimento. Ouviu o ressoar dos saltos da diretora Laura ao longe. Barra limpa! Permitiu-se soltar o ar preso nos pulmões enquanto alisava as vestes engomadas com as mãos. Talvez fosse melhor dar um tempo até toda a confusão passar. Ah, como aquilo cansava sua beleza!

                Com uma última olhadela conferiu se o caminho estava livre e dirigiu-se ao fim do corredor, ajeitando os cabelos. Sempre havia um banheiro ao lado das salas de aula e passar alguns minutos treinando seu belo sorriso em frente a um espelho era sempre uma boa ideia. Já estava com a mão na maçaneta do lavabo masculino quando um arrepio percorreu-lhe a espinha. Em um gesto mecânico tão destoante aos seus padrões graciosos, virou o pescoço na direção oposta. Ah não, ele reconhecia aquele banheiro. Era o banheiro da Ágata.

- - -

                Era dia de provas finais na tradicional escola Vladmir Feitosa. O Centro de Convenções repleto de alunos estava excepcionalmente silencioso. O único ruído era o do arranhar das canetas-tinteiro no papel.  Apesar do tempo destinado à prova já estar se esgotando, a maior parte dos alunos ainda se encontrava debruçada sobre as questões. Mas nenhum deles parecia riscar as respostas com tanto fervor quanto certa garota de marias-chiquinhas.

                Ágata era a personificação da concentração. Os óculos garrafais escorregando para a ponta do nariz, a mão que escreve movendo-se sob incrível velocidade, parando apenas para molhar a caneta no nanquim.  As sobrancelhas vincadas e gotículas de suor brotando da testa. Era uma corrida contra o tempo.

                Porém, quem observasse com maior atenção perceberia que a menina possuía duas folhas em sua mesa. Na verdade, sua prova já estava totalmente preenchida. O pedaço de papel em que escrevia pertencia ao garoto ao lado que nada fazia além de tentar admirar seu reflexo no pote de nanquim. Ágata chamava sua atitude de “o mínimo que uma amiga poderia fazer”. É claro que o único que se beneficiava de tal generosidade era Nando, seu melhor amigo. Pronto, prova encerrada. Conseguiu colocar o último ponto e passar a prova para o garoto bem na hora em que o professor começou a percorrer sua fileira.

                - Você é a melhor, Ágata! – sorriu Nando, dando uma puxadinha de leve em uma de suas marias-chiquinhas. – O que seria da minha inteligência excepcional sem você para fazê-la brilhar?

                Ágata nada respondeu, apenas sorriu, sem graça. Sempre que Nando piscava, perdia as palavras. Estavam quase deixando o salão quando um grupo de garotos passou correndo, esbarrando nela propositalmente.

                - Ágata feiosa!

                Enquanto abaixava para recolher os livros derrubados, olhou de esguelha para o amigo, esperando algum tipo de defesa. Mas o garoto parecia nem ter percebido o ocorrido. Observava seu reflexo nas paredes de mármore para ajeitar o colarinho da blusa. Tudo bem, ele ficava tão lindo naquele uniforme, mesmo!

                Já no pátio, cruzaram com um grupinho de garotas do primeiro ano.

                - Olá, meninas! – piscou o garoto, provocando risinhos - Teresinha, você está particularmente linda hoje! 

                - É Teresa, Nando! – respondeu, debochada. Mas o garoto já estava cumprimentando outro grupo de meninas.

                - Sabe, Nando? – começou Ágata, quase inaudivelmente – Você nunca disse que eu estava linda... Nando? Estou falando com você!

                - Oras, Ágata, você sabe que é uma gracinha! – sorriu, puxando de leve sua maria-chiquinha. – Ei, Alice! Sabia que seu cabelo está esplendorosamente maravilhoso?

                - Gracinha... sei... – repetiu, cabisbaixa – Sabe,Nando? Você já parou para pensar que esse é o nosso último ano no colégio?

                - Claro, querida! Só penso nisso ultimamente. Meu Deus! Como você emagreceu, Cecília!

                - Sabe... eu vou sentir falta da escola, você não? Das aulas, dos professores... de você.

                - Claro, claro, também vou sentir sua falta, florzinha. Lizandra! Que sapatos lustrosos!

                - Eu estava pensando... sobre o baile de despedida...

                - Oh, o baile! Pelas minhas abotoadeiras, bem lembrado, Ágata! – pela primeira vez pareceu ter voltado a atenção exclusivamente para a garota - Preciso mesmo falar sobre isso com você depois da aula! Você teria um tempinho?

                - D-depois da aula? Bem, eu tenho que terminar sua lição de matemática, mas...

                - Ah, eu sabia que você arranjaria uma horinha para mim! Você é demais!

                Ágata não podia acreditar em seus próprios ouvidos. Então, naquela noite, Nando a convidaria para o Baile de Despedida? Finalmente poderia confessar seu amor por ele! Mal teve tempo de digerir a notícia quando tropeçou em um par de pernas estrategicamente posicionado à sua frente. Seu tombo despertou a risada de um grupo de alunos do fundamental. Nando, porém, continuou caminhando, inabalável.

                - Ei, fofinha, será que você poderia se apressar? Preciso que você me ajude com uma redação antes da próxima aula!

. . . 

continua...

5 comentários:

  1. .


    Mas se fosse um de arros, eu
    gostaria de ser um de feijão;
    No meu blog eu abro o verbo
    e falo do crime virtual de
    que fui vítima.

    Hoje, na minha página.

    Espero você, lá.

    Um beijo,

    silvioafonso







    .

    ResponderExcluir
  2. Quando você vai postar a continuação?? Está muito bom!!
    Beijinhos ;)

    Ann
    http://www.vinteepoucos.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Morri de curiosidade *o* Que escrita perfeita Beatriz, preciso ser assim auhssuha

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, Jessica! Mas imagina, ainda estou muito longe da perfeição, haha. Mas obrigada mesmo *-*

    ResponderExcluir

Oi, queridos! Aqui é seu espaço, podem colocar os pés no sofá.